terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Ynaê (:




George Rodger

Foto: George Rodger
É incrível como na vida os caminhos mudam, se transformam. Estou dizendo isso, porque hoje descobri o fotógrafo britânico George Rodger e estava lendo sua história.

George Rodger escrevia sobre as viagens que tinha feito e começou a sentir as necessidades de retratatar o mundo da forma que ele realmente era e ilustrar suas histórias, com sua câmera simples de bolso. Então, George Rodger começou a viajar o mundo atrás de alguém que publicasse suas idéias,coisa que não se realizou.

Depois de um período complicado nos EUA, começou a trabalhar como fotografo para a revista The Listener , da BBC e as suas fotografias chamaram atenção que as portas para sua participação em outros lugares se abriram de uma forma tão grande que ele foi convocado entre 1939-1945 como correspondente de guerra, registrando o que os franceses faziam no oeste da África, ganhando várias medalhas por caragem... essas coisas.

A partir disso registrou várias outras guerras na África e na Ásia e até a libertação da Holanda, França e Bélgica do domínio Alemão.

Cansado de registrar guerras e violência resolveu parar. Começou a se interessar mais por registrar a natureza em si. Voltou a África e tirou fotos incríveis de rituais que nunca tinham sido vistos pelos ocidentais.


Realmente, a vida dá muitas voltas e prega algumas peripécias que vão nos deixando surpresos.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007


Chico Science veio e transformou meteoricamente a cena musical de Pernambuco, antes dele o Recife era uma cidade estagnada, sem diversão que precisava de energia. Ele teve uma passagem curta, mas maravilhosa, cheia de brilho.

O manguebeat surgio e foi um grande movimento, não só em Pernambuco,Brasil, e sim no mundo. Mas na verdade o manguebeat foi o pontapé inicial, não podemos deixar recife voltar a ser aquela velha cidade estagnada, precisamos nos movimentar, até porque o Recife é uma cidade fértil, cheia de coisas boas, só basta cultivar.

É uma das três principais artes cênicas.
É o movimento da música, o sentido e o sentimento da música.
A dança junto a música dá expressão, direção e movimento.
Dança e música são fundamentais, na verdade são essenciais para qualquer um.
E a dança é tão importante, que seja na forma de uma cerimonia, um divertimento ou até mesmo uma manifestação você extravasa, realiza e transforma.
É assim que eu encaro, que eu entendo essa relação de dança e música. Uma relação na qual eu me alimento espiritualmente e fisicamente.
Foto: Erik Reis.
Esperando um filme e mudando de canal numa tarde de férias dou de cara com um dos clips nojentos de hapers americanos. Sabe, é horrivel ver que em pleno século XXI as mulheres continuam sendo vistas de uma forma horrivel e deturpada como objeto.
O que é mais horrivel ainda é que as próprias mulheres não acordam e não começam a agir para mudar essa visão machista de mundo e mudar essa imagem que vai se perpetuando durante os tempos.
Sinal de que estamos vivendo num sociedade cada vez mais doente.
Esses clips são apenas meros exemplos desse tipo de comportamento, porque na verdade, isso tá na nossa cara o tempo todo, mas como as coisas que estão sempre mais próximas são percebidadas mais tarde e também o que estamos acostumadíssimos a ver vamos deixando passar sem fazer uma transformação. Então de repente damos uma acordada para realidade e muitas vezes durmimos de novo, eu espero que isso não conteça comigo.