terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Ynaê (:




George Rodger

Foto: George Rodger
É incrível como na vida os caminhos mudam, se transformam. Estou dizendo isso, porque hoje descobri o fotógrafo britânico George Rodger e estava lendo sua história.

George Rodger escrevia sobre as viagens que tinha feito e começou a sentir as necessidades de retratatar o mundo da forma que ele realmente era e ilustrar suas histórias, com sua câmera simples de bolso. Então, George Rodger começou a viajar o mundo atrás de alguém que publicasse suas idéias,coisa que não se realizou.

Depois de um período complicado nos EUA, começou a trabalhar como fotografo para a revista The Listener , da BBC e as suas fotografias chamaram atenção que as portas para sua participação em outros lugares se abriram de uma forma tão grande que ele foi convocado entre 1939-1945 como correspondente de guerra, registrando o que os franceses faziam no oeste da África, ganhando várias medalhas por caragem... essas coisas.

A partir disso registrou várias outras guerras na África e na Ásia e até a libertação da Holanda, França e Bélgica do domínio Alemão.

Cansado de registrar guerras e violência resolveu parar. Começou a se interessar mais por registrar a natureza em si. Voltou a África e tirou fotos incríveis de rituais que nunca tinham sido vistos pelos ocidentais.


Realmente, a vida dá muitas voltas e prega algumas peripécias que vão nos deixando surpresos.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007


Chico Science veio e transformou meteoricamente a cena musical de Pernambuco, antes dele o Recife era uma cidade estagnada, sem diversão que precisava de energia. Ele teve uma passagem curta, mas maravilhosa, cheia de brilho.

O manguebeat surgio e foi um grande movimento, não só em Pernambuco,Brasil, e sim no mundo. Mas na verdade o manguebeat foi o pontapé inicial, não podemos deixar recife voltar a ser aquela velha cidade estagnada, precisamos nos movimentar, até porque o Recife é uma cidade fértil, cheia de coisas boas, só basta cultivar.

É uma das três principais artes cênicas.
É o movimento da música, o sentido e o sentimento da música.
A dança junto a música dá expressão, direção e movimento.
Dança e música são fundamentais, na verdade são essenciais para qualquer um.
E a dança é tão importante, que seja na forma de uma cerimonia, um divertimento ou até mesmo uma manifestação você extravasa, realiza e transforma.
É assim que eu encaro, que eu entendo essa relação de dança e música. Uma relação na qual eu me alimento espiritualmente e fisicamente.
Foto: Erik Reis.
Esperando um filme e mudando de canal numa tarde de férias dou de cara com um dos clips nojentos de hapers americanos. Sabe, é horrivel ver que em pleno século XXI as mulheres continuam sendo vistas de uma forma horrivel e deturpada como objeto.
O que é mais horrivel ainda é que as próprias mulheres não acordam e não começam a agir para mudar essa visão machista de mundo e mudar essa imagem que vai se perpetuando durante os tempos.
Sinal de que estamos vivendo num sociedade cada vez mais doente.
Esses clips são apenas meros exemplos desse tipo de comportamento, porque na verdade, isso tá na nossa cara o tempo todo, mas como as coisas que estão sempre mais próximas são percebidadas mais tarde e também o que estamos acostumadíssimos a ver vamos deixando passar sem fazer uma transformação. Então de repente damos uma acordada para realidade e muitas vezes durmimos de novo, eu espero que isso não conteça comigo.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Treinamento em diálogo espanhol:

¿Cuál es su nombre?
Mi nombre es Clair. ¿Cuál es su nombre?
Mi nombre es Perdon. ¿Cuántos años tienes?
Tengo 15 yers. ¿Cuántos años tienes?
Tengo 17 yers. ¿Cómo estás?
Estoy bien, y usted?
Estoy bien también. Esta genial, ¿no?
Sí, muy grandes! Bueno ... Pero ¿cuál es su número de teléfono? Mi número de teléfono es: 222-22
Ok, pero tengo ir, ahora.
Ahora? Sí! Hasta pronto
Hasta pronto

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

De algum ator desconhecido.


Como eu tou cansada!uff, ufff, uff...


Ainda bem que já estamos em novembro. Em um piscar de olhos já será 2008. Também comecei a acordar que o tempo passa muito rápido, as coisas vão acontecendo de uma forma meteórica e, como Chico Science já dizia "Um passo a frente e você não está no mesmo lugar". Bem eu acho que é isso, se não for é uma frase que passa a mesma mensagem, então pode-se encarar como uma licença poética, porque na verdade o que vale mesmo é a mensagem transmitida.


Aiaiai, concluindo: O mundo gira e de repente, não mais que de repente as coisas mudam e um passo a frente você não está no mesmo lugar.

sábado, 13 de outubro de 2007


"O tempo se acumula
e cada hora
se dissolve em silêncio,
se esfarela e cai
ao ácido de todos os vestígios,
à água negra
do avesso da noite."


Trexo do poema Hoje Quantas Horas de Pablo Neruda com uma ilustração de Salvador Dali.

domingo, 7 de outubro de 2007

Se



Se paro penso,
se penso eu sonho,
se eu sonho eu penso,
se eu penso eu falo,
se falo finjo,
se finjo falo,
se falo penso,
se penso sonho,
se paro...RESPIRO






Ilustração, Miró.

Na estrada da Vida é assim:


"O DIA É hora por hora,
é dor por dor,
o tempo não se dobra,
não se gasta,
mar, diz o mar,
sem tregua,
terra diz a terra,
o homem espera."



Trecho do poema inicial do livro Últimos Poemas de Pablo Neruda com foto de Elliot S.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Provas...provar...e pernas pro ar.


Depois de tempos eu retorno, pra este cantinho. Semana de "prova", ou seja, semana de nervosismo e preocupações. Eu penso que não tem necessidade disso, na verdade da forma que isso é feito, você ter que ficar numa pressão. [que quimicamente você pode descobrir por: P.V= N. R. T( por você nunca rezei tanto), ou também pela lei de avogadro
P¹V¹/ T¹ + p²v²/T²= Pf. Vf/Tf ou ainda pela equação geral dos gases: P¹V¹/T¹= P²V²/T² (considerando que esses números não são em forma de potência, são pra baixo)] Mas nas provas você só prova que estudou aquilo, não que realmente aprendeu, isso deveria ser de outra forma, de uma forma que realmente entrasse na cabeça da pessoa. Creio que um dia isso possa mudar e realmente mude. E eu espero que tenha me dado bem nas provas, que eu receba um resultado gratificante, hahahahaha. ;)

Foto: depois de um tempo posso colocar as "penas pro ar", será?Bem... meio difícil.

sábado, 28 de julho de 2007

Cartola - Corra E Olhe O Céu


Vida te sinto mais bela
Te fico na espera
Me sinto tão só, ai!
O tempo que passa
Em dor maior, bem maior
Linda no que se apresenta
O triste se ausenta
Fez-se a alegria
Corra e olha o céu
Que o sol vem trazer bom dia
Ah, corra e olha o céu
Que o sol vem trazer bom dia
(Essa música foi composta por Cartola e Dalmo Castelo )

domingo, 22 de julho de 2007

Soy Cuba


Hoje assisti um filme muito interessante, Soy Cuba do diretor Mikhail Kalatosov. Fiquei realmente encantada com esse filme, pela forma como foi feito,pela época em que foi feito e pela situação em geral. Aí vai um breve comentário sobre ele, retirado da página: http://www2.uol.com.br/mostra/29/p_exib_filme_838.shtml

"Quatro histórias independentes traçam um painel de Cuba entre a derrubada do regime de Batista e a revolução comunista. Pedro é um trabalhador de uma plantação de cana-de-açúcar que, às vésperas de uma colheita estupenda,descobre que a propriedade de seu patrão foi vendida para uma companhia norte-americana. Enrique é um estudante da Universidade de Havana que, lutando contra o regime de Batista, se vê prestes a assassinar um policial. Mariano vive com a família na pobreza da região da Sierra Maestra e tem sua casa bombardeada pelas forças de Batista ao recolher um soldado ferido das forças de Fidel Castro. Maria é uma prostituta que vive de vender o corpo aos turistas americanos. O filme foi feito de encomenda para servir de peça de propaganda do regime de Fidel Castro. Soy Cuba foi arquivado e permaneceu esquecido por 30 anos, voltando a circular quando foi redescoberto e restaurado por Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. Hoje é visto como obra-prima do cinema mundial. "

aminha si tu ação


Nem sei ao certo com que palavras começar. Também não sei o que colocar desse momento agoniante. Sei que me disseram hoje que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", pra ter paciência e ta ... Realmente, é a única coisa que devo fazer. Ter paciência e deixar que as coisas aconteçam do jeito que tem que acontecer, só cansei de uma frase " se não aconteceu, é porque não é pára ser", e não entendo o porquê do meu cansaço dela. Vai ver é porque ela é verdadeira...Ou não, eis a questão. Outra coisa que me cansa é de estar cansada dessa situação, na verdade não é uma situação, é um caminhão de situações.Mas,chega dessas reclamações, agora é só (re)considerar...

Um bom começo


Um começo do começo do começo. Só espero que seja daqueles bem começados e bem continuados...